A Cinomose é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero morbilivírusque. Acomete os cães de qualquer idade, e os não vacinados são susceptíveis a esta doença. (vacina múltipla V8, V10 ou V11).
O contágio se dá através do contato com animais contaminados ou pelo ambiente contaminado. As pessoas também podem carregar o vírus através de roupas e sapatos, caso entrem em contato com animais infectados pela cinomose.
Os principais sintomas de um cão com infectado pela cinomose são: corrimento ocular;
corrimento nasal; infecções respiratórias; pneumonia; vômito e diarreia; febre; paralisia dos membros posteriores; convulsões.
Tratamento da Cinomose
O animal contaminado, mesmo com o tratamento adequado, em muitas vezes não resiste a esta doença. E quando sobrevive, apresenta algumas sequelas para a vida inteira.
É necessário medicação direta e até fisioterapia em casos que o animal perde os movimentos.
Como prevenir a Cinomose?
A prevenção é a vacinação e sempre realizada pelo médico veterinário. O cão tem que estar em plena saúde para receber a dose de vacina.
Os filhotes devem receber três doses da vacina, com intervalos de 21 a 30 dias respectivamente, e depois o reforço é feito anualmente. Então, se você tem um animalzinho, mantenha a vacinação em dia, todo o cuidado é pouco em relação a esta doença.